Promotor de Itabuna coordena Congresso Brasileiro de Direito Internacional

Clodoaldo Anunciação
Ascom

O XII Congresso Brasileiro de Direito Internacional (CBDI) tem como público-alvo gestores públicos, representantes do setor privado e do terceiro setor, representantes da área de direito e do Poder Judiciário. Além de pesquisadores em Direito Internacional e Direitos Humanos.

Clodoaldo Anunciação, promotor de Justiça e o professor Antônio Augusto Cançado Trindade, juiz da Corte Internacional de Justiça, em Haia, Holanda, e referência internacional em direitos humanos no âmbito da proteção legal transnacional são os organizadores do evento.

Com o desencadeamento do processo de globalização, dinamizaram-se as inter-relações humanas e multiplicaram-se aquelas situações em que o indivíduo, as empresas e os Estados passaram a se envolver em relações jurídicas de caráter internacional.

E através de comércio, da internet, e da implementação no plano interno de normas oriundas de acordos internacionais, especialmente amoldados por organizações internacionais.

Tal processo repercute socialmente na estrutura nas diversas sociedades de povos, o Direito, embora tente acompanhar essas transformações, nem sempre tem dado respostas satisfatórias às controvérsias que surgem advindas dessas relações e também de normas jurídicas cada vez mais desenhadas em foros internacionais de caráter universalizante.

Neste sentido, o Brasil ao mesmo tempo em que se insere em um processo de abertura comercial e jurídica para o mundo alargando suas fronteiras, busca, através da utilização de instrumentos jurídicos, o aprimoramento de sua legislação, das normas que regulam essas relações dinâmicas.

As linhas temáticas para apresentação de trabalhos já foram definidas. As inscrições serão abertas em breve. Para mais informações, visite a página do CBDI www.facebook.com/CBDI2014 e enviar email para contato@cbdi.com.br

O evento acontece em Salvador, no mês de agosto, entre os dias 27 e 30. É a primeira vez no nordeste do país.